quarta-feira, abril 23, 2008

Across the universe. Rá! Eu vi no cinema.

Depois que eu assisti o filme com as músicas dos Beatles por meios, digamos, não legalizados, fiz propaganda pra deus e todo mundo. O filme é foda! Digo sem medo que é um dos melhores de 2007, se bem que a concorrência estava meio fraca. Ele figurou discretinho na lista dos selecionados do Oscar 2008, indicado para melhor figurino. Pelo amor de deus (pra não soltar outro palavrão)! E antes que alguém questione a indicação de melhor trilha sonora, vale lembrar que a categoria é, na verdade, melhor trilha original. Assim tá explicado!

Pois bem. Achei um absurdo sem tamanho um filme desse gabarito (gostando ou não dos caras, deve-se admitir: o filme é bom) não passar no cinema em Fortaleza e mais um monte de capitais. Ainda mais depois que lançaram, no circuito nacional, o Bob Dylan (I'm not there) por aqui. Com todo respeito ao Dylan e tal, mas os besouros de Liverpool foram muito mais importantes pro mundo todo. Numa tentativa fraca de se redimir com os fãs (dos Beatles e do cinema), o Severiano Riberio decidiu passar o filme aqui na província bela. Encaixa aí com teu horário: terça-feira, 20:30, no North Shopping. Isso mesmo, só lá e só nesse dia e só nesse horário. Fiz meu encaixe, mudei meu plantão de empresário da noite e fui pra lá.

Uma hora depois, levemente atrasado e depois de perder a primeira música, sentei pra ver de novo, agora na tela grande. Vale a pena. Pelas músicas, pela releitura, pelo jeito como as letras se encaixam no script como se tivessem sido feitas praquilo. Até que me controlei bem e só cantei algumas músicas, e bem baixinho. Devia ter muito fã. A cena passava e se ouvia ao fundo o nome da próxima música: "
Strawberry Fields"!

Não vou fazer resenha de filme. Isso é muito palha! Tem milhões de sites sérios fazendo isso aí. Procura no sabe-tudo, o google. É incrível como o filme se parece com as músicas dos Beatles. Parecem letrinhas bobas, de carinhas apaixonados, mas que têm muito mais coisa nas entrelinhas. E tem a atitude dos caras. Eles sabiam da influência que tinham e usavam isso pra tentar fazer um mundo que acreditavam melhor. O filme é intenso e passa com maestria pelas fases do grupo e da vida pessoal dos caras.

Mas o mais massa é que eu, que nunca fui dado a essas aventuras sem rumo, me identifiquei com a história. Deve acontecer com qualquer um. A coisa é tão interessante de um jeito, que você jura que podia estar lá no lugar do Jude. Vale a pena ver na telona. Só tem que encaixar.


Nenhum comentário: