quarta-feira, abril 23, 2008

O drama musical

Assisti esses dias o filme Once (Apenas uma vez, Irlanda, 2006). Um drama/romance/musical (como classificou o site Interfilmes) sobre um músico de rua que ganha a vida cantando as músicas que todos gostam, mas que ele não gosta, nas ruas de Dublin. E sobre uma moça, vendedora de rosas e apaixonada por piano, que ele conhece meio que por acaso. O filme é curto, meio bobinho e muito despretensioso. Parece que você está espiando a vida daquele cara que sentou do seu lado no metrô, outro dia. E meio que parafraseando o jornalista da Veja, é por isso mesmo que o filme é tão bom. Bom pra ver quando se tem pouco tempo, quando está sem sono ou quando a companhia é tão interessante quanto o filme promete.

Quanto ao gênero de filme que Once se enquadra... bem, isso já rendeu uma discussão véia besta com a Rafinha, que tem a opinião dela e não tem quem mude. Mesmo sem ter visto o filme ainda. O que não é necessário, já que falávamos do conceito de Drama e Musical. Pra ela, Musical é qualquer filme onde a música seja parte fundamental da narrativa, mesmo que os atores não fiquem pinotando e "dançando na chuva"! Beleza! Mas eu já acho que é um Drama e que a música, que faz parte da trama sim, está ali porque o cara é músico e ela, apaixonada por piano. Se ele fosse poeta e declamasse seus escritos e sonhasse em escrever um livro com a ajuda dela, ainda assim a mensagem do filme continuaria lá. E seria bom também, apesar da música ser bem mais interessante. Por isso que eu acho que tem música, sim, mas é um Drama.

Assista e tire suas próprias conclusões. E depois discuta com seu colega de trabalho teimoso da mesa ao lado. Ah! Depois que você assistir, lê o post "Um velho, a árvore e um conselho". Você vai entender. E taí o trailler pra dar um gostinho.


2 comentários:

Cíntia Medeiros disse...

O dono tinha toda razão... o blog ficou ótimo.

Adorei! Li tudo... e fiquei com vontade de ler mais :)

Marilia disse...

pense numa coincidencia! eu fui assistir o Once na segunda e nesse instante baixei as musicas...ai vim visitar teu blog e cá a primeira "critica" q eu li do filme. Olhe, contrariando todos os meus amigos cults da arquitetura, eu vou te contar: não gostei não. Eu nem sabia que o filme era conhecido, eu fui assistir pq eu adoro comédias romanticas, ainda mais em dia para n se pensar muito. Mas quando eu chego lá, nada de Hollywood, aquela coisa tremida, bem no estilo reality show...parece que o autor pensou em tudo da história, mas não nos contou nem 1/10...nem minha mente tao criativa foi capaz de deduzir uma continuação e quem sabe um fim...Tirando isso, eu que gosto muito de musica, amei todas as musicas, são profundas, de um melodia lindissima...tem uma lá que parece do Los Hermanos (ehhhheheheh). Enfim, só foi bom porque vou jajá gravar um novo cd pra tocar no carro...eheheh...De qualquer maneira, adorei o blog! Me identifiquei com a forma como tu escreve. Voltarei mais! bjao